quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Clarice Lispector


A maneira de escrever de Clarice Lispector é bastante coerente com o seu modo de ser e com o estilo de época em que se enquadra. A forma de expressão utilizada por ela - original e desestereotipada - revela bem o conteúdo temático apresentado.
O seu estilo - que lembra Machado de Assis - é arrastado, anda devagar, porque a sua preocupação é desvendar a verdade subjacente em cada um.
Essa tendência para a introspecção gera, em Clarice Lispector, certo cerebralismo manifestado através da linguagem paradoxal, mais em nível do pensamento e da idéia. É uma literatura de reflexão, que exige do leitor muito esforço para entender e desvendar o mistério que envolve aquilo que a autora quer transmitir.
Outro aspecto que marca bem o estilo de Clarice Lispector é a sua tendência para os seres frágeis e irracionais - próximos do "coração selvagem". O que a autora pretende é exatamente desvendar o mistério que se esconde sob essa casca de simplicidade.
Mascaradas pela rotina do dia-a-dia, suas personagens sempre têm, como observou o poeta Affonso Romano, um momento de "epifania", "quando acontece um evento ou incidente que ilumina a vida da personagem".
Pela tendência, a obra de Clarice Lispector é povoada de "bichos": cavalo, galinha, barata, aranha, búfalo, gato, cão, etc. Essa presença revela bem a sua busca do "coração selvagem", irracional, que configura um mundo de harmonia, sem a complicação do mundo dos homens.

3 comentários:

Informática Educativa disse...

Muito Legal o Blog Parabéns !

Blog da 302 - Las Panteras Hojas disse...

O Blog está maravilhoso, gostei muito de tudo, parabéns!!! Deixem uma foto para os próximos terceiros anos! Beijos!!! Professora Andréia!

Heloisa disse...

ameii o blog!